Universo Educacional - The Return



Esta é a versão digitalizada de nossa revista impressa.


Caso queira postar algum comentário e seguir este blog. Será uma satisfação!


Para enviar matéria: letrastorri@yahoo.com.br
torriletras@bol.com.br


Seguir no Twitter:http://www.twitter.com/LetrasTorri


Para ver os videos da turma no Youtube acesse:
http://www.youtube.com/letrastorri


Endereço eletrônico Faculdade: http://www.torricelli.edu.br/


Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpn&uid=10241184309594517206

Outros Blogs dos alunos da Torricelli/Anhanguera

Wellington




Edilton


domingo, 30 de maio de 2010

Professor Pasquale visita o 1º Salão do livro em Guarulhos


Os alunos do curso de letras Carlos , Grazy e Elisangela juntos com o Professor Pasquale.


Aos 11 de maio de 2010, estivemos no Salão do Livro em Guarulhos na presença do professor de gramática mais conhecido do Brasil, o professor Pasquale Cipro Neto, palestrando no espaço cultural do salão, cujo tema fora: “Língua Portuguesa”, com a apresentação de Paula Picarelli.
Picarelli inicia a palestra relatando a vida acadêmica e profissional de Pasquale e sobre sua influência na Língua Portuguesa. Cipro atua como apresentador da Rádio Cultura “Nossa Língua Portuguesa”, é colunista da Folha de S. Paulo, do jornal “O Globo” e da revista “Cult”.



Pasquale começa explicando a importância do ensino da Gramática nas escolas e que é necessária certa rigidez para que ao longo da vida acadêmica dos alunos os mesmos possam usá-la corretamente. Após algumas perguntas do público, que estavam muito interessados, Pasquale faz uma comparação com a língua dizendo: “Devemos ver a língua como um guarda roupa, e usá-la conforme a situação que nós estamos vivendo. Por exemplo, ao irmos numa audiência é necessário usar uma roupa social, que é adequado a situação, mas quando vamos à praia iremos com trajes mais apropriados. É assim que deve funcionar a língua.”
“Quem fala ‘Eu vou está transferindo’, ou ‘vou está te atendendo’, deve analisar-se para não cometer mais deslizes com este vício horrível que é o famoso e tão usado gerundismo.”- Pasquale.
Pasquale condena quem utiliza o gerundismo, quando falado desnecessariamente, da mesma forma que condena quem fala uma palavra inglesa no lugar de uma em português, e diz que o falante, não passa de um idiota.
Ele finaliza a palestra dialogando a respeito do acordo ortográfico e afirma que achou um ‘lixo’ e por ele não haveria mudança na ortografia. Por meio de argumentos concretos e históricos, fundamenta e baseia sua tese, um dos argumentos citado é o fato do ‘etc’ fazer parte da constituição do acordo ortográfico.
Por Carlos, Graziela e Elizangela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário