Universo Educacional - The Return



Esta é a versão digitalizada de nossa revista impressa.


Caso queira postar algum comentário e seguir este blog. Será uma satisfação!


Para enviar matéria: letrastorri@yahoo.com.br
torriletras@bol.com.br


Seguir no Twitter:http://www.twitter.com/LetrasTorri


Para ver os videos da turma no Youtube acesse:
http://www.youtube.com/letrastorri


Endereço eletrônico Faculdade: http://www.torricelli.edu.br/


Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpn&uid=10241184309594517206

Outros Blogs dos alunos da Torricelli/Anhanguera

Wellington




Edilton


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Estamos grávidos. E agora?


Como adolescentes passam por uma gravidez precoce e o papel de pais e professores para evitar que isto aconteça
Ana Cristina

O número de adolescentes grávidas aumenta constantemente, e nos perguntamos: como isso acontece nos dias de hoje com tanto acesso a informações?
São inúmeros métodos contraceptivos, mas, mesmo assim, adolescentes continuam a engravidar em uma proporção assustadora, o que é um problema, pois, como ainda estão com o corpo em desenvolvimento, apresentam maior risco de complicações durante a gravidez e na hora do parto.
Alguns pais apoiam que adolescentes tenham aulas de educação sexual na escola, outros acham que eles devem orientar seus filhos da maneira como acharem mais adequado em casa.
O assunto ainda gera polêmica; talvez uma educação sexual na escola contribuísse para a redução do número de adolescentes grávidas; no entanto, não são todas as escolas que estão preparadas para desenvolver tal disciplina.
As aulas, além de orientar sobre sexo, deveriam também passar conceitos sobre sentimento, respeito ao próximo, fidelidade, etc., para abordar então, de forma completa, o assunto, e não simplesmente falar sobre sexo de maneira superficial.
Quanto aos pais, cabe a eles delegar responsabilidades a seus filhos, determinar rotina e horários que devem ser cumpridos, não de forma ameaçadora, eles precisam ver em seus pais pessoas amigas em quem possam confiar e neles sentir segurança.
Quando surgirem dúvidas sobre sexo, os pais jamais devem mentir. Sexo é algo natural, então devem agir de forma natural, buscando esclarecer as perguntas de forma clara e direta.
No caso de uma gravidez precoce, todos que fazem parte da rotina da adolescente se envolvem, e, na maioria dos casos, acaba caindo sobre os avós a criação da criança que nascerá.
Muitas adolescentes abandonam a escola, quando engravidam e não concluem os estudos. Outras retornam, e, neste caso, cabe à direção da escola e aos professores ajudar esta adolescente para que recupere o tempo em que esteve de licença-maternidade.
Algumas adolescentes, pelo fato de estarem grávidas, ainda sofrem preconceito por parte dos colegas de escola, o que se torna mais um motivo para que não retome os estudos.
Orientação nunca é demais em se tratando de sexo e, certamente, alguns valores devem ser estabelecidos pelos pais, mas também é dever da escola auxiliar na educação e formação desses adolescentes e, de certa maneira, dividir com os pais estas obrigações.
Está cada vez mais difícil educar um adolescente; são várias informações que eles recebem e nem sempre sabem como lidar com elas. Estão em uma fase de formação de opinião e personalidade, e isso pode ser complicado para alguns deles, às vezes, até desesperador, quando não orientados de maneira correta, e uma das consequencias pode ser uma gravidez imatura. Deve-se deixar claro que gravidez é bom, mas na hora certa, com todos os cuidados necessários para uma gravidez plena e feliz, pois este é um momento único na vida de uma mulher.

2 comentários:

  1. Fala Régis, QUERO deixar bem claro que concordo com você! QUERO dizer que o mundo hoje em dia é assim mesmo, uma troca de Valores se limites!!! Quero, ainda te dar meus parabéns e QUERO que você continue com sua criatividade!!! Concordo com todos os seus "Queros" no texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Me orgulho de ser professora e de ter alunos que pensam dessa maneira. Congrats. Professora Camila.

    ResponderExcluir