Universo Educacional - The Return



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terça-feira, 18 de maio de 2010

E se fosse você, como reagiria ?


Como estrelas na Terra – Toda criança é especial
O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser comprendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo.
As letras dançam em sua frente, e ele não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudeza e falta de sensibilidade. Após os pais do garoto serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa opinar. Ishaan sente a falta de sua mãe, de seu irmão mais velho, e da vida, então ele entra em depressão. A filosofia do internato é “disciplinar cavalos selvagens” Porém, eis que aparece um professor substituto de artes, e logo ele percebe que algo de errado estava acontecendo com Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que leva-o a por em prática um plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua luz e vontade de viver.
O filme vai muito além de tocar na sensibilidade de ser criança e educador, ele manda uma mensagem de nosso papel como ser humano – o que na Índia não é tarefa fácil. Talvez, ainda, além de mandar uma mensagem sobre o papel de ser educador, esse filme ensina, antes, o que é ser pai, o que significa e implica ter um filho especial. O que marca no filme, é o modo como a arte e a educação são importantes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa, quando aplicadas intencionalmente para a sua felicidade, independentemente do problema ou desvio que ela tiver.

Teatro pedagógico
O Teatro será importante para a sua Formação Comportamental

O Teatro Pedagógico, Teatro Educativo, ou ainda Teatro Escolar, consiste em trazer para a sala de aula as técnicas do teatro e aplicá-las na comunicação do conhecimento. As possibilidades do teatro como um instrumento pedagógico são bem conhecidas. Esteja o aluno como espectador ou como figurante, o teatro é um poderoso meio para gravar na memória um determinado tema, ou para levá-lo, por meio de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral.
Essa é, portanto, uma questão colocada, da qual se pode partir para examinar os aspectos práticos, de sua utilização pelo Pedagogo. No Teatro Pedagógico, não existe a figura do dramaturgo profissional, a peça será escrita, montada e dirigida por um pedagogo e seu trabalho não será destinado ao grande público, mas tem como finalidade apenas a educação dos alunos que estão sob sua responsabilidade educacional.
A importância do foco nos campos de atuação da pedagogia no teatro, sobretudo na educação formal (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e cursos superiores), está diretamente ligado aos locais de formação humana e formação de conhecimento.
Um novo olhar deve existir o teatro na educação que acessa com os saberes da área: sentimentos, sensações, percepções e compreensões, ao se entrar em contato com um texto, personagem, jogo teatral ou com um projeto de encenação.
No teatro pedagógico, não existe a figura do dramaturgo profissional. O roteiro teatral, no caso de roteiro pequeno, esquete teatral, será construída a partir das improvisações e jogos teatrais que o professor proporcionará aos alunos nas aulas.
A turma irá escrever com o auxílio da professora esse roteiro-esquete. Montado esse texto, os ensaios serão dirigidos pelo pedagogo das artes e seu trabalho não será destinado ao grande público, mas propõe-se apenas à educação dos alunos que estão sob sua responsabilidade educacional.
Portanto, os jogos teatrais partirão das vivências dos alunos, até que se forme um roteiro; os ensaios dirigidos por um pedagogo das artes, uma esquete teatral que possa ser apresentada aos pais e familiares e para suas escolas.
Será importante para a formação comportamental como: valores, atitudes, educação moral e a formação ética, assim como para o despertar das habilidades que expressam talentos próprios, facilitando o aprendizado no dia a dia, melhor qualidade de vida e a alegria de viver em harmonia com o próximo.
Por meio de exercícios em dinâmica de grupo, brinquedos, jogos, relaxamento, expressão corporal, ritmo do movimento, improvisação, interpretação e exercícios teatrais diversos, obter-se-à resultados satisfatórios como a autoimagem positiva, sociabilidade, desinibição, confiança, melhor qualidade de vida e o prazer de viver.

Arte – Museu da Língua Portuguesa
A base da cultura brasileira

É um museu vivo da língua, onde os brasileiros podem se reconhecer e se conhecer melhor, lugar que evoca a especificidade e a riqueza da Língua Portuguesa do Brasil e busca reforçar o sentimento de pertencimento e responsabilidade com o país.
O objetivo maior é fazer com que as pessoas se surpreendam e descubram aspectos da língua que falam, leem e escrevem, bem como da cultura do país em que vivem, nos quais nunca haviam pensado antes.
Que se espantem ao descobrir que sua língua tem todos aqueles aspectos ocultos!
O alvo é a média da população brasileira, mulheres e homens provenientes de todas as religiões e faixas sociais do Brasil que na maioria é médio ou baixo. Essas pessoas utilizam o português das mais diversas maneiras, comunicam-se com muita criatividade, usam neologismos, inventam imagens, têm humor. Operam a língua com muita soltura, mas não tem ideia de sua história, de como ela se construiu e continua construindo. E no museu esse público poderá ter acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa.

Uma língua que está em constante movimento

A Língua Portuguesa do Brasil está constantemente construindo mundos, por meio das artes.
A língua é a matéria-prima por excelência da literatura e da poesia. A língua estrutura nosso cotidiano em todo o país.
Do jornal diário aos grafites das ruas, dos outdoors às placas de ônibus, das bulas de remédio às novelas e propagandas de TV, estamos imersos em um imenso manancial de informações veiculadas por meio da língua que falamos, lemos e escrevemos.
A língua é um instrumento privilegiado para a transmissão organizada de conhecimentos. A linguagem oral e a escrita produzem e reproduzem incessantemente novos e velhos significados, criando e recriando as sociedades, sejam elas tradicionais, sejam modernas. Ela é também a língua da história, das ciências e da educação.

A charge
O termo charge é um galicismo, isto é, um empréstimo linguístico de outra língua. Neste caso, da língua francesa. O seu significado “carga” representa um ataque cuja realidade é reapresentada com o auxílio de imagens e palavras.
O gênero charge articula harmoniosamente as duas linguagens – a verbal e a não-verbal. Ela demonstra que o sentido dele é construído na oscilação entre o já-dito e o não-dito. Propõe-se usar esse sentido na sala de aula, como opção viável para o ensino da leitura e da escrita da língua portuguesa.


Importante saber...

A charge animada
Assim como vários gêneros textuais, a charge também ganhou uma versão eletrônica. Há sites na Internet que as produzem e as divulgam semanalmente, e a que os usuários podem optar por assistir on-line ou baixar o arquivo e assistir a elas a qualquer momento.
Diferentemente da charge normal, a charge animada utiliza efeitos visuais de animação e efeitos sonoros em sua apresentação. O foco da charge animada também é a mesma que a charge normal: a política, os fatos sociais, acontecimentos esportivos etc.
Porém, como todo gênero textual que ganha uma versão eletrônica, a charge animada é mais interativa e divertida, pois quando as personagens reais são retratadas nela, as vozes, os gestos são igualmente representados. Músicas e efeitos sonoros são incorporados e a animação ajuda ao expectador a fazer melhor interpretação dos acontecimentos. Mas ainda assim, é preciso que se faça a leitura entre o dito e o não-dito na charge, pois da mesma forma, a charge animada requer que o expectador saiba o fato político-social a que a charge faz analogia

Arnaldo Antunes. Um músico, poeta, compositor e artista visual.

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