Universo Educacional - The Return



Esta é a versão digitalizada de nossa revista impressa.


Caso queira postar algum comentário e seguir este blog. Será uma satisfação!


Para enviar matéria: letrastorri@yahoo.com.br
torriletras@bol.com.br


Seguir no Twitter:http://www.twitter.com/LetrasTorri


Para ver os videos da turma no Youtube acesse:
http://www.youtube.com/letrastorri


Endereço eletrônico Faculdade: http://www.torricelli.edu.br/


Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpn&uid=10241184309594517206

Outros Blogs dos alunos da Torricelli/Anhanguera

Wellington




Edilton


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ensino Superior: Status ou necessidade???


SANDRA NOBRE sandreamnha@yahoo.com.br

Qual a importância de se ter um diploma ?

Em nossos dias ter um diploma à mão parece ser sinônimo de segurança na hora de conseguir emprego. Para alguns, a possibilidade de ter pendurado na parede da sala um belo certificado já é o suficiente para satisfazer o ego, para outros, o diploma é a esperança de vencer na vida, em busca de crescimento pessoal e profissional.
Mito ou não, fazer a diferença em uma empresa é que, de fato, traz mesmo a confiabilidade e o profissionalismo ao candidato. Só aparentar ser uma coisa não mostrará a essência que segue o graduado.

De fato, um “ papel” diz mesmo sobre o aluno ?
Existem pessoas que apenas querem o papel como prova de que estudaram para alguma coisa, mas fica a pergunta no ar : até que ponto o “papel” mede o seu grau de conhecimento ?

Muitos são ainda, os alunos que, dentro de uma sala de aula, se perguntam –se : será que é isto mesmo que quero estudar ?

Neste caso, como seria possível desenvolver uma solução para acertar o curso com o quale identifico sem passar por outras salas de aula ?

Como o nosso país encara a área do ensino superior ?
Veja algumas dicas valiosas para seu ingresso em um curso de nível superior.

Conversando...

O que ou no quê
Os jovens estão pensando ?




Em entrevista à Revista Universo Educacional , jovens (de cursos , semestres e faculdades diferentes ) respondem como o ensino superior influencia ou não as suas vidas.
A pesquisa foi realizada com pessoas do Estado de São Paulo, no primeiro semestre de 2010. Dentre elas, estão pessoas que nunca frequentaram uma faculdade até aquelas que não apenas concluiram sua graduação como também deram continuidade ingressando em curso de pós-graduação.


Ana Paula Genaro, 26 anos, graduada em Pedagogia ( Torricelli), pós graduada em Psicopedagogia ( UNIP ) e Administração com ênfase em Gestão de Pessoas (PUC ).
Ana Paula gerencia a área comercial de um conceituado centro de formação profissional
Há um ano e meio a Ana concluiu a sua segunda pós graduação, porém ela afirma que está apenas dando uma pausa para retomar seus estudos e enfim decidir qual curso fará como mestrado.
Ainda enquanto estudava o ensino médio Ana fez vários testes vocacionais e todos eles indicavam que a sua vocação estava voltada a área de humanas. Então ela associou ao trabalho dela e se aprimorou no assunto.
Ela teve o cuidado de se programar e organizar todos os aspectos de sua vida para ingressar numa faculdade sem ter tantas surpresas.
“ A única certeza que tenho é quero seguir o segmento da educação. Amo trabalhar com isto e quero , a médio prazo, ser uma empreendedora de êxito e ter a minha própria escola.”


Rodrigo Santos, 21 anos , 2º semestre Tecnologia em Redes da Computação , UNINOVE
Rodrigo administra aulas de REDES num centro de formação profissional
“Na minha área um curso universitário conta muito, porém não posso deixar de mencionar que é um ramo que vive em constante mudança e, por isso, tão importante quanto o diploma também é de suma valorização o processo de certificações por meio de cursos mais elaborados oferecidos por Cia. muito potentes . São estas certificações que , de fato, colocam o profissional em uma empresa de porte multinacional.”


Matheus Costa, 19 anos, 1º semestre Administração , ESPA
Matheus é educador na área de administração em uma escola profissionalizante.
Matheus vê suas expectativas sendo superadas pela estrutura , pelos amigos , pelos profissionais na faculdade em que estuda. Ele se programou durante um tempo comprando carro, reservando dinheiro, enfim tudo o que é necessário para ingressar numa e isto tudo dentro de um ano!
O fator que pesou muito no apoio aos estudos foi o fato que seus pais e familiares o incentivarem e isto orgulha a ambos os lados.
Como ainda está muito cedo para fazer planos ele se preocupa ,primeiro, em concluir esta etapa.
Ele estuda pela manhã para conciliar com seu trabalho que inicia no período da tarde e noite.
“ Não tinha dúvidas sobre qual curso queria fazer e me planejei tão logo conclui o ensino médio.”


Susedarly Bastos , 20 anos, 4º semestre Recursos Humanos TORRICELLI
Susedarly gerencia o departamento de encaminhamento ao mercado de trabalho em uma escola profissionalizante.
Susi passou por indecisões ao escolher sua carreira na faculdade . Muito embora ela ainda pretende dar continuidade em seus estudos ela se viu indecisa entre estudar Pedagogia, Logística e Psicologia .
Como ela é beneficiada com um programa de auxílio de bolsas de estudos, ela ,então, deu início ao curso que termina este 1º semestre que é Recursos Humanos. No decorrer do curso ela se viu apaixonada pelo que estava estudando e planeja a médio prazo estudar enfatizando gestão em pessoas e seguir carreira numa grande multinacional.
Por trabalhar durante o dia, sua opção foi se dedicar aos estudos no período noturno.
“ Gosto muito de lidar com pessoas e animais e penso que minha área sempre será humanas.”


Todos os entrevistados são unânimes e nem hesitam em responder quando o assunto é qual o tipo de dificuldade / obstáculo mais constante na vida de um universitário : conciliar tempo para estudar, ter lazer e trabalhar.
Em segundo plano vem o aspecto financeiro que não deixa de ser um fator de peso ainda que seja por alunos bolsistas, já que é necessário uso de matérias didáticos para seguir o plano de aulas propostos pelos professores durante o curso. Livros, xerox, enfim, tudo aquilo que está ligado diretamente com a área escolhida seja ela humanas ou exatas

Outras pessoas foram entrevistadas e em pesquisa a opinião ficou dividida em

95 % Responderam que é necessidade
5 % Responderam que é status
80 % Freqüentaram uma faculdade
20 % Nunca freqüentaram uma faculdade



Informando

O programa universidade para todos agrega pessoas que, por meio do seu resultado da prova do ENEM ( exame nacional de ensino médio ), são selecionadas inicialmente para uma entrevista . Posteriormente, por meio de comprovação de rendimento per capita auxilia o candidato a receber uma bolsa parcial ou integral , respeitando o acordo com os critérios do regulamento que se encontram disponíveis no acesso à inscrição. Esse auxílio varia entre 50 % a 100 %, conforme documentos comprobatórios analisados e aprovados.
Os detalhes podem ser conferidos pelo endereço eletrônico :
WWW. prouniportal.mec.gov.br


Vale lembrar que os bolsistas auxiliados em 50% podem usar o financiamento por meio do FIES ( financiamento estudantil ), que é um projeto superinteressante, apoiado pela Caixa Econômica Federal, para que estudantes ingressem em seus estudos sem maiores preocupações. A busca pode ser realizado pelo www3.caixa.gov.br/fies/


Outro programa também muito procurado é o Escola da Família que abrange um público mais voltado à parceria com o Estado. Trata-se de pessoas que trabalham, nos finais de semana, em escolas públicas, aplicando e/ou ensinando aquilo que elas sabem fazer, atendendo a toda comunidade carente nas adjacências da escola que promove esta prestação de serviços.
Informações podem ser acessadas pelo site : www.escoladafamilia.sp.gov.br
Adotado um meio pelo qual o governo se manifesta em apoiar o estudante, resta ainda ao aluno o veículo convencional que é o pagamento de mensalidades, que também se dispõe por meio ,de bolsas parciais mediante vestibular prestado, direcionado para esta finalidade.


Escolhendo a Instituição de Ensino


O segundo passo a seguir é escolher a instituição de ensino.
A falta de disponibilidade de tempo induziu para que um novo movimento surgisse, visando àqueles alunos que desejam tanto alcançar seu terceiro grau sem precisar sair de casa ou de seu escritório : o curso a distância.



Os adeptos a esta nova modalidade crescem tanto quanto a evolução das grandes cidades. Mas o que também é válido comentar é que esta iniciativa alcançou não apenas as pessoas que moram nos grandes centros, mas também atingiu a classe de pessoas que vivem em condições especiais como os cadeirantes , por exemplo, que veem nisto um alívio para a sua condição fisicamente limitada.
O resultado não poderia ser outro : o curso a distância transforma sonhos em realidade seja pela condição física, temporal ou por qualquer outromotivo que as segurem em seus “cantos”.
Já os que desfrutam de tempo para ir a uma instituição podem começar fazendo uma pesquisa a respeito dos cursos oferecidos pelas faculdades ou universidades, já que nem sempre o curso desejado está disponível no estabelecimento.
O trajeto deve ser levado em consideração para que o tempo de percurso esteja dentro dos padrões, proporcionando ao aluno o conforto de conciliar seu tempo com os seus demais compromissos. Prever um engarrafamento no trânsito em São Paulo deixou de ser balela.



Você está no curso certo ?




Você acredita em teste vocacional ?
Segue uma lista de alguns sites que podem dar aquela forcinha na hora da escolha do curso . Não custa experimentar !
www.mundovestibular.com.br/.../testes/teste_vocacional/teste_vocacional.html -
WWW.vocacional.faculdadeparaiso.edu.br/
www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
www.guiadacarreira.com.br/.../teste-vocacional/
* Direitos autorais respeitados.

Sandra Nobre é aluna do primeiro ano de Letras na Faculdades Integradas Torricelli em Guarulhos, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário