Universo Educacional - The Return



Esta é a versão digitalizada de nossa revista impressa.


Caso queira postar algum comentário e seguir este blog. Será uma satisfação!


Para enviar matéria: letrastorri@yahoo.com.br
torriletras@bol.com.br


Seguir no Twitter:http://www.twitter.com/LetrasTorri


Para ver os videos da turma no Youtube acesse:
http://www.youtube.com/letrastorri


Endereço eletrônico Faculdade: http://www.torricelli.edu.br/


Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpn&uid=10241184309594517206

Outros Blogs dos alunos da Torricelli/Anhanguera

Wellington




Edilton


domingo, 30 de maio de 2010

Segunda parte da entrevista com as professoras Rosangela e Lucia Miranda.

Continuação


Terceira Parte

Qual o posicionamento que a Linguística toma em relação à Gramática?A Linguística sempre respeitará a Gramática e o uso popular, pra Linguística quando uma pessoa não respeita as normas da gramática é porque alguma coisa aconteceu, talvez por não frequentar uma escola, ou seja, ela não estudou por isso desconhece, ou o falante conhece, mas devido à situação que ele deve empregar sua fala não exige o uso das normas gramaticais, por exemplo, ao conversar com um interlocutor que diz ‘nós vai’, o falante não deve empregar terminologias que o mesmo desconheça, enfim a pessoa deve adequar sua fala de acordo com a situação. A Gramática é a base da Linguística.




Quarta Parte

Quais são os objetos de estudos da Linguística?A Linguagem Humana. Se não houvesse comunicação, fala e língua não haveria a Linguística. A Linguística é uma ciência que estuda a Linguagem dos seres humanos.

O Gramático Napoleão Mendes de Almeida em uma citação diz que o Linguista não passa de um terrorista da língua. O que a senhora acha desta afirmação?Ele é um ótimo gramático! Eu acho que os linguistas e os gramáticos sempre terão esta posição, um brigando com o outro. Um exemplo muito interessante é o que acontece com meu professor Dino Fioravante Preti que é amigo de Marcurschi e do Evanildo Bechara, ambos são muito amigos, embora tenham ideologias diferentes e vivem se ‘estrepando’.

No caso realmente existe uma briga entre a Linguística e a Gramática? Sim, existe pelo fato dos profissionais (linguísticas e gramáticos) defenderem suas ideias, mas esta utilização ou portabilidade é nítida a Linguística não vive sem a Gramática, nem a Gramática sem a Linguística, tanto é que a lingüística avalia, estuda e pesquisa a gramática e se baseia nela já a gramática respeita a lingüística, pois o gramático não pode ser preconceituoso pelo fato de uma pessoa falar errado.

Por Carlos, Graziela e Elizangela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário