Universo Educacional - The Return



Esta é a versão digitalizada de nossa revista impressa.


Caso queira postar algum comentário e seguir este blog. Será uma satisfação!


Para enviar matéria: letrastorri@yahoo.com.br
torriletras@bol.com.br


Seguir no Twitter:http://www.twitter.com/LetrasTorri


Para ver os videos da turma no Youtube acesse:
http://www.youtube.com/letrastorri


Endereço eletrônico Faculdade: http://www.torricelli.edu.br/


Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpn&uid=10241184309594517206

Outros Blogs dos alunos da Torricelli/Anhanguera

Wellington




Edilton


domingo, 11 de setembro de 2011

Plano de aula. Gêneros textuais.

Para os alunos do curso de Letras.


Português



Receitas e o modo imperativo
Patrícia Cordeiro Sbrogio*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Objetivos
Reconhecer a estrutura e as características do gênero receita (texto instrucional).
Compreender a função e empregar corretamente os verbos no modo imperativo.
Ponto de partida
Sugestões de texto para leitura e análise do gênero. Você pode escolher outras receitas em http://cybercook.uol.com.br
Textos
Brigadeiro de microondas
Tipo de culinária: culinária popular
Categoria: doces
Rendimento: 30 porções

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de margarina
quanto baste de chocolate granulado

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes, menos o chocolate granulado, num refratário fundo e mexa bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta. Retire, mexa bem e depois coloque mais 4 minutos no microondas em potência alta. Retire, mexa novamente até ficar homogêneo, transfira a massa obtida para um prato raso. Espere esfriar e enrole os docinhos.

Quadro para revisão da formação do modo imperativo:

Presente do indicativo Imperativo afirmativo Presente do subjuntivo Imperativo negativo
Eu canto _ Que eu cante _
Tu cantas > Canta tu Que tu cantes > Não cantes tu
Ela canta Cante você < Que ele cante > Não cante você
Nós cantamos Cantemos nós < Que nós cantemos > Não cantemos nós
Vós cantais > Cantai vós Que vós canteis > Não canteis vós
Eles cantam Cantem vocês < Que eles cantem > Não cantem vocês

Texto para os alunos completarem com os verbos no modo imperativo:

Bolo de chocolate crocante
Rendimento: 20 porções

Ingredientes da massa
6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colheres (sopa) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícaras (chá) de água quente
2 colheres (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (café) de sal

Ingredientes do creme
4 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
3 unidade(s) de gema de ovo
5 colheres (sobremesa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite gelado(s)

Ingredientes do recheio
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de nozes triturada(s)
2 colheres (sopa) de leite em pó

Ingredientes da calda
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 unidade de canela em pau
3 unidades de cravo-da-índia
3 colheres(sopa) de rum

Modo de preparo

Massa
_____________ (bater) os ovos inteiros com o açúcar por 10 minutos. ___________ (diminuir) a velocidade da batedeira e _____________ (juntar) a água misturada ao óleo. ______________ (desligar) e _____________ (misturar) delicadamente a farinha peneirada juntamente com o chocolate em pó, o amido de milho, o sal e o fermento em pó. ________________ (colocar) a massa em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. _____________ (levar) ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, para assar.

Creme
_______________ (bater) no liquidificador o leite, o leite condensado, as gemas, o chocolate em pó e o amido de milho. ____________ (levar) ao fogo juntamente com a manteiga. ______________ (mexer) até engrossar. _______________ (retirar) do fogo. ______________ (juntar) a baunilha e o creme de leite. ____________ (colocar) um pedaço de filme plástico sobre a superfície do creme para não criar película enquanto esfria.

Recheio
_______________ (levar) ao fogo o açúcar com a manteiga. ____________ (deixar) caramelizar. ___________ (juntar) a castanha de caju ou as nozes, e _______________ (despejar) sobre mármore untado. ____________ (deixar) esfriar e ____________ (quebrar) em pedaços. ________________ (colocar) em um saco plástico com o leite em pó e ______________ (bater) com um martelo de carne para triturar. ______________ (reservar).

Calda
Numa panela, _______________ (misturar) todos os ingrediente, exceto o rum, e __________ (levar) para ferver em fogo baixo, por 4 minutos. _____________ (retirar) do fogo e ______________ (juntar) o rum. _____________ (reservar).

Montagem do bolo
___________ (cortar) a massa do bolo ao meio, e __________ (regar) com a calda. ___________ (espalhar) uma camada farta de creme e metade do crocante. ____________ (colocar) a outra massa do bolo com a parte do corte virada para cima. ____________ (regar) com a calda, ______________ (espalhar) o creme por todo o bolo e _____________ (salpicar) o restante do crocante por cima. __________ (levar) à geladeira. __________ (servir) bem gelado. Dica: de preferência, ____________ (preparar) esse bolo de véspera, pois fica mais gostoso.

Estratégias
1. Apresentar para os alunos diferentes textos instrucionais. Após a socialização e leitura dos textos, é importante a construção de um quadro com as características dos textos instrucionais, principalmente, das receitas.

2. Retomar a função e formação do modo imperativo.

3. Entregar uma folha para cada aluno com a receita sem os verbos conjugados e pedir para que completem os espaços considerando a função da receita e a formação do modo imperativo (a atividade pode ser realizada em pequenos grupos, pois a discussão será importante).

4. A correção pode ser feita na lousa com alunos voluntários. Durante a correção, poderá ser feito um diagnóstico dos avanços da turma em relação à flexão verbal e, se necessário, aplicar novas atividades com textos diferentes.
Comentários
Seria interessante que os alunos pesquisassem em casa e apresentassem para a turma diferentes receitas, nesse caso, o estudo pode ser mais significativo, pois os textos poderão trazer histórias de família.

Preparar uma receita escolhida pela turma ou fazer um lanche com os pratos trazidos pelos alunos também é uma boa opção para ampliar o estudo e mostrar a relevância dos textos no nosso cotidiano.

Pode-se aproveitar o estudo sobre receita para retomar o estudo sobre numerais e mostrar como os diferentes tipos de numerais aparecem nesse gênero.

Usar regras do jogo e manuais para refletir sobre o uso do imperativo também é interessante.
*Patrícia Cordeiro Sbrogio é formada em Letras pela Universidade de São Paulo e é professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino do Estado de São Paulo

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/portugues-receitas-e-o-modo-imperativo.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário