Universo Educacional - The Return



Esta é a versão digitalizada de nossa revista impressa.


Caso queira postar algum comentário e seguir este blog. Será uma satisfação!


Para enviar matéria: letrastorri@yahoo.com.br
torriletras@bol.com.br


Seguir no Twitter:http://www.twitter.com/LetrasTorri


Para ver os videos da turma no Youtube acesse:
http://www.youtube.com/letrastorri


Endereço eletrônico Faculdade: http://www.torricelli.edu.br/


Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpn&uid=10241184309594517206

Outros Blogs dos alunos da Torricelli/Anhanguera

Wellington




Edilton


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ENEM e a língua estrangeira: Diálogo ou Reestruturação do Ensino Médio?


Professor de Inglês, especialista em linguística aplicada, mestre em educação e construção do conhecimento, doutor em consignação e desenvolvimento humano. Atua na área de líguas e metodologia do ensino na Universidade Luterana do Brasil. Atua também como consultor acadêmico da Oxford University Press onde é coautor da série Achieve.


No dia 25 de setembro, o Professor Airton Pozo de Mattos, palestrou na faculdade Eniac abordando as questões e os desafios para o ensino médio na preparação do candidato para o ENEM.
Um dos pontos enfatizados é a atual formação dentro da rede publica e até particular que segundo ele, para um candidato que prestará um exame pro ENEM deverá tanto o Estado quanto às redes privada discutir e desenvolver métodos para uma reestruturação neste atual cenário. A escola de hoje não exerce a idéia que o MEC está implantando - e aprimorando – que é trazer o aluno para um conhecimento implícito.
A partir deste ano o ENEM adotou em seu exame questões ligado a língua estrangeira – tanto inglês quanto espanhol o candidato poderá escolher um entre os dois – sendo que em sua abordagem o formando (ou formado) deverá ler e interpretar enunciados e questões em um destes idiomas. A principal questão que o Pr° Airton enfatizou é o fato que as metodologias aplicadas em sala de aula não são assimiladas da forma como o modelo que o MEC adotou. Segundo o Professor, a estrutura que é aplicada no exame é um modelo em que o estudante recém saído da sala de aula não se transporta para dentro deste objetivo, isto é, o que no ENEM invoca está em total desarmonia com a realidade do aluno.
Outro ponto defendido é a questão do professor de língua estrangeira desenvolver métodos de incentivo ao aluno e não passar por cima do modelo cognitivo e muito menos do cronograma escolar ou dos livros adotados pela rede pública e sim trabalhar com o conhecimento implícito dentro do aluno.
Talvez dentro dessas abordagens o que mais é desafiante para o professor é desenvolver um método em que o aluno fuja da memorização e repetição. Evidentemente fica claro que a gramática não pode ser apenas o alvo principal no aprendizado de um idioma. Porém, tal aplicação tem apontado um desinteresse dentro da sala de aula e fica o desafio para os atuais e futuros professores. Cabe a nós fazer a diferença.


A palestra foi ministrada na Faculdade Eniac, estavam presente professores da intituição e de escolas de idiomas.









O Profº Airlton foi coautor da série Achieve. Livro indicado para o Ensino Médio e cursos de idiomas. Esta série apresenta em seu conteúdo a realidade no uso do inglês no dia-a-dia direcionado para países latino americano.






Materiais no ensino de indioma estavam à venda no estande da Oxford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário