Universo Educacional - The Return



Esta é a versão digitalizada de nossa revista impressa.


Caso queira postar algum comentário e seguir este blog. Será uma satisfação!


Para enviar matéria: letrastorri@yahoo.com.br
torriletras@bol.com.br


Seguir no Twitter:http://www.twitter.com/LetrasTorri


Para ver os videos da turma no Youtube acesse:
http://www.youtube.com/letrastorri


Endereço eletrônico Faculdade: http://www.torricelli.edu.br/


Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpn&uid=10241184309594517206

Outros Blogs dos alunos da Torricelli/Anhanguera

Wellington




Edilton


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Como escolher sua profissão.



Há pessoas que já sabem desde cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir, contudo, esta não é a realidade para a maioria dos estudantes; muitos chegam ao ponto de não ter ideia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para o vestibular.

O fato é que mesmo os que já “sabem” o que anseiam profissionalmente, muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após de formado e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira, não raro, muito diferente da carreira anterior.
São arquitetos que pretendem ser músicos; advogados que querem ser médicos; enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática; até cirurgiões, que largam o bisturi para se tornarem administradores.
Mas então o que fazer para se escolher a profissão correta? Não existe nenhuma fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você buscar a profissão ideal.
Nesta matéria você conhecerá quais os critérios em que deve fundamentar seu futuro para decidir sua profissão e não se arrepender.

CARREIRA E VOCAÇÃO

É importante saber quais são suas vocações. É fato que, com trabalho árduo e muita dedicação, todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem lhe ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações. Existem testes vocacionais realizados por psicólogos os quais ajudam muitas pessoas a entender sua vocação.

Felipe Vissechi- 28 anos
Engenheiro Mecânico da Petrobrás, ele afirma que sua vocação desde criança, influenciado pelo pai, é a área da engenharia, e isso se confirma pelos seus Cinco anos de carreira.



SONHO X REALIDADE

A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo, que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo? Ganhar bem?
Quem não sabe para onde quer ir não chega a lugar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

Natália Markscalf- 21 anos
SONHO: Medicina
REALIDADE: Biologia
Segunda ela, medicina é muito concorrido e biologia está acessível, além de manter o mesmo padrão de ensino, futuramente poderá ingressar na área médica.


MERCADOS SATURADOS

É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar-se mais difícil conseguir um bom emprego.

Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguintes pontos relativos a uma carreira saturada:

1- Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
2- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
3- O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
4- Muitas vezes é necessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.

Andreis Mike – 28 anos
Formou-se em Ciências da Computação há 2 anos, desde então, seu primeiro trabalho na área consolidou-se em março de 2010. Ele afirma que por causa da grande demanda de profissionais na área está sendo mais difícil associar profissão à formação.



PROFISSÕES EM ALTA

Muito se fala sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecomunicações, por exemplo, são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, o fato de uma profissão estar em ascensão no momento não significa que ela estará em alta quando você entrar no mercado de trabalho.
Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho, muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas à informática, o mercado tende, a no futuro, a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.

VENDO ALÉM

Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além do horizonte. Enquanto a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e a possibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de se tomar a decisão, os quais na grande maioria das vezes são esquecidos.
1 – O Mercado para a carreira que você pretende seguir está saturado no Brasil, mas pode estar em alta em outros países. Enquanto há muitos enfermeiros se formando no Brasil, países como os EUA e Canadá estão com um mercado carente de profissionais desta área. Se você estiver disposto a se especializar na língua e a se dedicar um pouco mais, poderá conseguir um bom emprego em outro país. Procure saber o que é necessário para exercer a profissão que você pretende seguir em outros países.
2 – Algumas profissões estão sempre se modificando, o engenheiro de hoje sem dúvida não é mais o mesmo engenheiro que entrava no mercado há 10 anos. Procure saber os caminhos que a profissão que você pretende seguir está tomando e veja o que é necessário para ser bem sucedido nela.
Tenha sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é ser feliz fazendo aquilo que se gosta, contudo, o trabalho não é lazer, e mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago para isso, para que por meio do seu trabalho, você possa futuramente suprir suas necessidades básicas e possivelmente de sua família.




Por Carlos, Graziela e Elizangela

Um comentário: