Universo Educacional - The Return



Esta é a versão digitalizada de nossa revista impressa.


Caso queira postar algum comentário e seguir este blog. Será uma satisfação!


Para enviar matéria: letrastorri@yahoo.com.br
torriletras@bol.com.br


Seguir no Twitter:http://www.twitter.com/LetrasTorri


Para ver os videos da turma no Youtube acesse:
http://www.youtube.com/letrastorri


Endereço eletrônico Faculdade: http://www.torricelli.edu.br/


Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=fpn&uid=10241184309594517206

Outros Blogs dos alunos da Torricelli/Anhanguera

Wellington




Edilton


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mario Vargas Llosa vence Prêmio Nobel de Literatura de 2010


Da Redação
entretenimento@eband.com.br

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos, foi anunciado na manhã desta quinta-feira, dia 7, como o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010.

Conforme os organizadores do Nobel, a escolha foi motivada pela "cartografia das estruturas do poder e suas afiadas imagens da resistência, rebelião e derrota" que aparecem na obra de Llosa. São seus títulos como "Pantaleão e as Visitadoras" e "Travessuras da Menina Má".

No ano passado, a escritora romena radicada na Alemanha Herta Müller, 56 anos, foi a vencedora do Prêmio. Em 2008, quem ganhou foi o francês Jean-Marie Gustave Le Clézio.

O prêmio é escolhido pelos integrantes da academia sueca e dá um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3 milhões), que são entregue em dezembro.



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

15 Incredible Libraries Around the World


Moldova National Library - Photograph by Daniel Zollinger

These pillars of higher learning are also home to some of the world’s most incredible architecture. Below is a small collection of stunning libraries around the globe. From the historical to the modern, these centres of knowledge and learning also preserve the history and culture of their respective periods.



1. University Club Library - New York City, United States






Photograph by Peter Bond

2. Canadian Library of Parliament - Ottawa, Canada





Photograph by James Gillard


3. Yale University’s Beinecke Rare Book and Manuscript Library - New Haven, Connecticut





Photograph by KAALpurush


4. Iowa State Capital Law Library - United States



Photograph by Tani Livengood


5. Suzzalo Library at the University of Washington - Seattle, Washington






Photograph by Sam


6. Admont Abbey Library - Austria



Photograph by Ognipensierovo



7. State Library - Victoria, Australia


Photograph by Waltonics


8. Library at El Real Monasterio de El Escorial - Madrid, Spain



Photograph by Jose Maria Cuellar


9. José Vasconcelos Library - Mexico City,
Mexico







Photograph by Aurelio Asiain


10. Real Gabinete Português de Leitura - Rio de Janeiro, Brazil



Photograph by Ruy Barbosa Pinto


11. National Library of Finland - Helsinki, Finland


Photograph by Marj-Liisa


12. Mitchell Library - Sydney, Australia



Photograph by Christopher Chan


13. Thomas Fisher Rare Book Library at University of Toronto - Toronto, Canada


Photograph by Fadi J


14. George Peabody Library - Baltimore, Maryland



Photograph by Danielle King



15. Strahov Theological Hall - Prague, Czech Republic



Photograph by Rafael Ferreira

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ENEM e a língua estrangeira: Diálogo ou Reestruturação do Ensino Médio?


Professor de Inglês, especialista em linguística aplicada, mestre em educação e construção do conhecimento, doutor em consignação e desenvolvimento humano. Atua na área de líguas e metodologia do ensino na Universidade Luterana do Brasil. Atua também como consultor acadêmico da Oxford University Press onde é coautor da série Achieve.


No dia 25 de setembro, o Professor Airton Pozo de Mattos, palestrou na faculdade Eniac abordando as questões e os desafios para o ensino médio na preparação do candidato para o ENEM.
Um dos pontos enfatizados é a atual formação dentro da rede publica e até particular que segundo ele, para um candidato que prestará um exame pro ENEM deverá tanto o Estado quanto às redes privada discutir e desenvolver métodos para uma reestruturação neste atual cenário. A escola de hoje não exerce a idéia que o MEC está implantando - e aprimorando – que é trazer o aluno para um conhecimento implícito.
A partir deste ano o ENEM adotou em seu exame questões ligado a língua estrangeira – tanto inglês quanto espanhol o candidato poderá escolher um entre os dois – sendo que em sua abordagem o formando (ou formado) deverá ler e interpretar enunciados e questões em um destes idiomas. A principal questão que o Pr° Airton enfatizou é o fato que as metodologias aplicadas em sala de aula não são assimiladas da forma como o modelo que o MEC adotou. Segundo o Professor, a estrutura que é aplicada no exame é um modelo em que o estudante recém saído da sala de aula não se transporta para dentro deste objetivo, isto é, o que no ENEM invoca está em total desarmonia com a realidade do aluno.
Outro ponto defendido é a questão do professor de língua estrangeira desenvolver métodos de incentivo ao aluno e não passar por cima do modelo cognitivo e muito menos do cronograma escolar ou dos livros adotados pela rede pública e sim trabalhar com o conhecimento implícito dentro do aluno.
Talvez dentro dessas abordagens o que mais é desafiante para o professor é desenvolver um método em que o aluno fuja da memorização e repetição. Evidentemente fica claro que a gramática não pode ser apenas o alvo principal no aprendizado de um idioma. Porém, tal aplicação tem apontado um desinteresse dentro da sala de aula e fica o desafio para os atuais e futuros professores. Cabe a nós fazer a diferença.


A palestra foi ministrada na Faculdade Eniac, estavam presente professores da intituição e de escolas de idiomas.









O Profº Airlton foi coautor da série Achieve. Livro indicado para o Ensino Médio e cursos de idiomas. Esta série apresenta em seu conteúdo a realidade no uso do inglês no dia-a-dia direcionado para países latino americano.






Materiais no ensino de indioma estavam à venda no estande da Oxford.